Dormir afeta a aparência | Olhando o seu melhor quando você dorme o suficiente

Q: O todo 'sono de beleza' coisa é um mito antigo, certo?



R: Não. Existem evidências científicas reais sugerindo que você fica no seu melhor depois de uma boa noite de sono.

ESTUDE 1:



Um experimento foi publicado em 2010 no British Medical Journal que examinou o relação entre sono e atratividade.



Um grupo de 23 adultos (homens e mulheres) teve fotos de seus rostos tiradas em duas ocasiões:

Após um noite de sono normal (8 horas)

Depois de ser privação do sono (uma noite reduzida de 5 horas de sono seguido por 31 horas seguidas de ser mantido acordado)



Os participantes foram convidados a ter uma “expressão neutra e relaxada” em todas as fotos.

O sono aconteceu nas próprias casas dos participantes e eles monitoraram seu sono usando diários de sono e mensagens de texto para o laboratório.

Então, as fotos foram mostradas aleatoriamente para 65 observadores que desconheciam o objetivo do estudo.

  • Os observadores viram cada rosto por 6 segundos em três sessões.
  • Os observadores avaliou os rostos em três características:
        • Atratividade
        • Saúde
        • Cansaço



RESULTADOS:

As fotografias com privação de sono foram classificadas como:

  • Menos saudável
  • Menos atraente
  • Mais cansado



ESTUDE dois:

Alguns dos mesmos pesquisadores do estudo anterior seguiram então com um segundo estudo, publicado em 2013 na revista. Dormir.



Desta vez, eles queriam saber exatamente quais características foram afetadas pela privação de sono e teve o maior efeito nas classificações.

Novamente, o procedimento foi o mesmo. Os participantes foram fotografados após uma boa noite de sono de 8 horas ou um período de privação de sono de 31 horas.

Desta vez, 50 estudantes e 10 pesquisadores de vários países foram questionados sobre quais “pistas” eles associam com a perda de sono. Os entrevistados responderam:

  • Pálpebras penduradas
  • olhos vermelhos
  • Olhos inchados
  • Olhos vidrados, círculos escuros sob os olhos
  • Pele pálida
  • Cantos caídos da boca

Então, mais uma vez, eles conseguiram 40 participantes para avaliar as fotografias. Desta vez, as fotografias foram avaliadas de acordo com as “pistas” que foram dadas acima (olhos vermelhos, pele pálida, etc.) e também Fadiga e Tristeza.

RESULTADOS:

As fotografias com privação de sono foram classificadas como:

  • Mais cansado
  • Mais pálpebras caídas
  • Olhos mais vermelhos
  • Mais olhos inchados
  • Círculos mais escuros sob os olhos
  • Pele mais clara
  • Mais rugas e linhas finas ao redor dos olhos
  • Cantos da boca mais caídos
  • Mais triste

Assim, estar privado de sono foi associado não apenas a um grande número de recursos pouco atraentes, mas também características psicológicas como tristeza e óbvio cansaço.

CONCLUSÃO:

Tenha um grande dia amanhã onde você precisa estar no seu melhor? Você pode:

  • Ficar acordado a noite toda preocupar-se com isso, estudar (estudar), beber, praticar o que você vai dizer, etc. OU
  • Dormir.

A pesquisa diz que você precisa DORMIR. A privação de sono não só causa todos os tipos de problemas comportamentais e cognitivos, mas também faz com que você parece PIOR. E vamos enfrentá-lo - ter a melhor aparência é uma grande parte de causar uma boa impressão.

E eu não quero ouvir, “Mas espere, e se eu precisar estudar e praticar?“Gente - vocês não deveriam ter esperado até a noite anterior para fazer isso.

Referências

Axelsson, J., Sundelin, T., Ingre, M., Van Someren, E. J. W., Olsson, A., & Lekander, M. (2010). Sono de beleza: estudo experimental sobre a percepção de saúde e atratividade de pessoas privadas de sono. British Medical Journal, 341(7786), 1287-1289. Ligação: http://www.jstor.org/stable/25766546

Sundelin, T., Lekander, M., Kecklund, G., Van Someren, E. J. W., Olsson, A., & Axelsson, J. (2013). Pistas de fadiga: Efeitos da privação de sono na aparência facial. Sono, 36(9), 1355-1360. Ligação: http://dx.doi.org/10.5665/sleep.2964