O Processo de Mudança | Como alcançar seus objetivos

Como fazer seu cérebro fazer o que você quiser.



“Se a mudança fosse fácil”, diz o ditado, “todos seríamos santos”.

Sempre houve uma lacuna entre o que os seres humanos querem se tornar e o que fomos capazes de nos tornar. Muitos dos nossos maiores produtos culturais - ciência, filosofia, religião, arte, etc. - representam tentativas de nos tornarmos algo melhor do que o status quo.



Fazer as alterações desejadas envolve três etapas básicas:



1. Identifique os resultados que você deseja
2. Identifique os Obstáculos
3. Identifique as soluções

Felizmente, as pessoas estão tentando mudar a si mesmas há muito tempo. Temos muitas informações, históricas e científicas, para ajudá-lo. É apenas uma questão de dar um passo de cada vez - e o primeiro passo não requer nada além de uma auto-reflexão.

Etapa 1. Identifique os resultados desejados



“Mudar é bom” e “mudar é ruim” são falácias.

A mudança não tem valor inerente próprio. É um meio, e não um fim.

Não há razão para aplicar estratégias de mudança, a menos que isso ajude você a atingir uma meta. Também será mais difícil sem um objetivo concreto em mente - trabalhamos mais em algo quando nossas mentes entendem a recompensa eventual, que pode vir em duas formas diferentes:



Resultados de Material

Os ganhos materiais ou físicos são os mais fáceis de medir. Eles podem ser definitivos (“Eu realmente quero aquele Rolex”) ou mais abstratos (“Eu quero um aumento”).



Gastamos muito tempo buscando palavras materiais de uma forma ou de outra. Nossa renda é o exemplo óbvio, mas outros objetivos de “vida”, como possuir uma casa (em vez de alugar um apartamento), se enquadram na mesma categoria.

Se você está procurando um aumento, um emprego melhor, acesso a ofertas especiais ou qualquer outra coisa que possa tocar, gastar e medir, você tem uma motivação de “recompensa material”.



Resultados de status

Algo que melhora suas oportunidades ou posição social é uma recompensa por status. Eles podem ser associados a recompensas materiais mais concretas - tendemos a pagar a empregos de status mais elevado salários mais altos também, por exemplo - mas não são necessariamente.

Nem sempre há uma melhora óbvia e reconhecível associada a esse tipo de motivação. Upgrades específicos como 'Quero ser promovido a gerente distrital' são certamente recompensas de status, mas também melhorias intangíveis como 'Quero ser levado mais a sério por juízes e júris' ou mesmo algo tão simples como 'Quero parecer mais velho e ser tratado como um adulto responsável. ”

Todos esses exemplos buscam o mesmo objetivo básico: um status mais elevado aos olhos das pessoas com quem você interage.

As motivações relacionadas com a mudança de seu estado interno são emocionais. Eles não carregam necessariamente nenhuma recompensa externa (embora possam estar vinculados a uma).

“Quero me sentir melhor comigo mesmo” é o exemplo mais comum, embora seja um pouco genérico para ser útil - é melhor saber o que faria você se sentir melhor sobre si mesmo e, em seguida, prossiga com isso. “Quero ter confiança para falar em situações sociais” é um bom exemplo; assim como “Eu quero me sentir mais confortável para paquerar e namorar”.

Dizer a diferença entre os diferentes tipos de motivações pode exigir um pouco de reflexão, e não há nada de errado em ter vários tipos de metas ao mesmo tempo - muitas pessoas buscam uma mudança que atenda a várias motivações.

Por exemplo, o objetivo muito comum de perder peso pode estar ligado a todos os três tipos de motivação:

& middot; “Quero me sentir mais confiante e atraente” (emocional)
& middot; “Quero mais respeito dos meus colegas de trabalho” (status)
& middot; “Quero gastar menos com comida” (material)

Nem todo mundo terá necessariamente essas motivações específicas para querer perder peso. Todos serão diferentes. Mas não importa qual mudança você está fazendo em sua vida, o importante é saber com antecedência quais objetivos ou motivações você está perseguindo e que a mudança irá ajudá-lo.

Quanto mais você compreender os benefícios específicos de uma mudança no estilo de vida, mais disposto estará a fazer o trabalho árduo necessário.

Etapa 2: Identifique os Obstáculos

Se você sabe o que quer, o que o impede de sair e conseguir?

Bastante, normalmente. Mas é a pergunta que você deve se fazer para identificar esses obstáculos.

É fácil encontrar motivos para evitar mudanças. Um pouco mais difícil é perceber quais motivos você já está permitindo que o impeçam. Pense sobre o que você quer e, em seguida, pense sobre quais problemas específicos estão impedindo você de ter isso alcançado agora:

Obstáculos de recursos

De todos os obstáculos existentes, este é pelo menos o mais fácil de identificar.

Você já teria a mudança que deseja em sua vida se pudesse pagar pelo que é preciso? (Roupas novas, inscrição na academia, mudança para uma cidade ou país diferente, etc.)

Nesse caso, você tem um obstáculo monetário ou de recursos.

Isso é ruim porque, exceto para ganhar mais dinheiro, não há nada que você possa fazer se for absolutamente necessário fazer um benchmark específico.

Pelo lado bom, poucos problemas são tão simples. Normalmente, você pode encontrar uma solução alternativa para obter o mesmo resultado por um custo menor, se estiver disposto a investir mais tempo e esforço.

O recurso necessário nem sempre é dinheiro, embora seja o mais comum. Querer um emprego para o qual você não tem a experiência de trabalho necessária é outro tipo de escassez de recursos, pois é uma meta que só pode ser alcançada “conhecendo as pessoas certas”.

E é triste dizer, há algumas coisas na vida que não podem ser superadas sem apenas adquirir o custo da passagem em dinheiro. Mas eles são uma minoria. Se você está perdendo uma meta por causa de um obstáculo de recursos, é um motivo para começar a procurar uma solução mais criativa, não um motivo para desistir.

Pressão externa

O feedback negativo de outras pessoas - real ou simplesmente temido - é provavelmente o motivo mais comum para as pessoas resistirem à mudança.

Somos naturalmente inclinados à pressão dos colegas, e é por isso que grande parte da publicidade se concentra na ideia de 'todo mundo está fazendo isso'. Se todos parecem estar fazendo algo que seus objetivos específicos contradizem, isso pode ser um grande obstáculo.

A pressão externa vem na forma de reforço positivo e negativo. Se formos recompensados ​​por uma ação, provavelmente continuaremos realizando-a; se formos punidos por algo, é menos provável que o façamos novamente.

Ser criticado por tentar uma melhoria (“parece que você está se esforçando demais”) tem o mesmo efeito que ser recompensado por negligenciar (“você parece bem do jeito que está”). Ambos desencorajam mudanças.

Dependendo da fonte, isso pode ser difícil de superar. Demora algum tempo para descobrir de quem são as opiniões importantes e se você pode alterá-las para se alinharem com seus objetivos ou não.

Resistencia interna

O que chamamos de “preguiça” se enquadra nesta categoria, embora geralmente não seja tão simples.

No caso em que não há nada que o impeça de fazer uma mudança, mas você ainda não conseguiu, você está lidando com algum tipo de resistência interna. Os exemplos comuns incluem o medo do fracasso (ninguém quer estabelecer uma meta e depois ficar aquém), rotinas e hábitos estabelecidos e, sim - simples preguiça à moda antiga ou falta de vontade de se esforçar.

A desvantagem da resistência interna é que ela está mais ligada aos nossos próprios sentimentos e emoções. É fácil ficar deprimido com a mudança quando parece que você é o único que está impedindo que isso aconteça - “o que há de errado comigo” etc.

Mas, pelo lado positivo, a resistência interna é algo contra o qual você pode recrutar pressão externa. A pressão dos colegas para fazer a coisa certa pode ser tão útil quanto a pressão dos colegas para fazer a coisa errada pode ser prejudicial.

Etapa 3: Identifique as soluções

A esta altura, você já conhece duas informações importantes: quais objetivos específicos deseja alcançar e quais tipos de obstáculos o estão impedindo.

Sua estratégia de mudança é qualquer coisa que atravesse o obstáculo para colocá-lo onde você precisa estar.

Vá em frente e faça um plano específico. Escreva. Isso ajudará a manter seus objetivos em mente (especialmente se você colocar o plano escrito em algum lugar visível).

Os objetivos e obstáculos de cada pessoa são diferentes, portanto, não existe uma estratégia correta para a mudança - a não ser ter uma estratégia. Esperar vagamente por melhorias provavelmente não levará a lugar nenhum.

Trace um curso e siga-o. Dessa forma, mesmo quando as coisas não vão bem, você pode dizer “ainda estamos indo de acordo com o planejado aqui” e se sentir confiante no resultado final.

Aqui estão alguns exemplos de soluções para mudanças:

Lembretes de recompensa

Prenda uma foto da casa dos sonhos na geladeira. Coloque papel de parede em seu quarto nas capas da revista na qual você está tentando conseguir um emprego. Leia os comunicados à imprensa do titular do cargo que você deseja derrotar nas próximas eleições.

O lembrete será diferente para cada pessoa, mas o objetivo é o mesmo - mantenha-se constantemente ciente de onde você deseja estar, ao invés de apenas onde você está agora. Não desvie os olhos desse prêmio.

Isso é particularmente útil quando os obstáculos são coisas que podem ser removidas com trabalho árduo de sua parte: dinheiro insuficiente, é necessária mais experiência, ainda é preciso fazer os movimentos certos de rede, etc.

Execução Externa

Um marido diz à esposa para não deixá-lo ir para a cama até que ele tenha escrito um capítulo de seu futuro romance. Os colegas de treino apostam a rodada de cervejas da noite em quem pode fazer mais exercícios. Um chefe oferece um bônus de “funcionário mais bem vestido” para qualquer um que possa superá-lo no local de trabalho.

Todos esses são exemplos de alguém preparando outras pessoas para ajudar a motivar. Ao criar uma recompensa menor para pequenas conquistas do dia a dia, está imitando a progressão geral do trabalho em direção a uma meta desejada. Isso incentiva o “bom” comportamento e também fornece motivação de curto prazo para os pequenos passos.

Isso funciona especialmente bem para qualquer pessoa que enfrente obstáculos internos, pois fornece motivação externa - e o lembrete ocasional quando falta progresso.

Resumo: O Processo de Mudança

A mudança acontece gradualmente ao longo do tempo. Vamos revisar as etapas que levam de uma ideia a um processo real:

Etapa 1: Identifique os resultados desejados
& middot; resultados materiais - coisas tangíveis que você não tem agora que deseja ter
& middot; resultados sociais - melhorias na forma como as outras pessoas o veem e tratam
& middot; resultados emocionais - sentir-se melhor consigo mesmo internamente

Etapa 2: Identifique os Obstáculos
& middot; obstáculos de recursos - dinheiro, tempo ou outros recursos insuficientes
& middot; pressão externa - pressão dos pares para resistir à mudança que você deseja
& middot; resistência interna - dúvida, preguiça e outras deficiências pessoais

Etapa 3: Identifique a solução
& middot; tenha um plano - escreva um conjunto concreto de etapas e cumpra-o
& middot; lembretes de recompensa - mantenha seus olhos no prêmio
& middot; aplicação externa - peça a ajuda de outra pessoa

Se você conseguir trabalhar em todas as três etapas e criar um plano por escrito, não há nenhuma mudança que não possa alcançar - eventualmente, e com bastante trabalho duro.

Este Sistema de Estilo é o seu próprio plano para um tipo específico de mudança - para homens que querem melhorar seu guarda-roupa. Se você observar a maneira como o construímos, verá que levamos todas as etapas em consideração:

& middot; O Sistema de Estilo descreve as vantagens específicas que se vestir melhor pode trazer (motivação)

& middot; O Sistema de Estilo considera orçamentos, motivação, expectativas sociais e outras coisas que podem afetar os hábitos de vestir de um homem (obstáculos)

& middot; O Sistema de Estilo apresenta tudo em capítulos curtos, passo a passo, projetados para mudança gradual ao longo do tempo (soluções)

É a fórmula para qualquer tipo de mudança - estamos apenas aplicando aqui aos guarda-roupas.

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