Como evitar asfixia sob pressão. Por que as pessoas tendem a sufocar sob pressão

P: Tenho habilidades valiosas e venho trabalhando nelas há muito tempo. Mas por que eu sempre pareço sufocar sob pressão? Como posso parar de sufocar quando meu desempenho é mais importante?



R: Existem duas teorias concorrentes que tentam explicar porque as pessoas tendem a sufocar sob pressão. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology em 2001 testou as duas teorias diferentes uma contra a outra e, em seguida, propôs uma maneira de evitar asfixia sob pressão.

Dois pesquisadores da Michigan State University procuraram testar duas teorias concorrentes sobre por que muitas pessoas tendem a sufocar sob pressão.



  1. Distração as teorias sugerem que ambientes de alta pressão são cheios de distrações que nos impedem de nos concentrar no que estamos fazendo.
  2. Autofoco as teorias sugerem que, quando estamos sob pressão, nos tornamos muito autoconscientes e autoconscientes.

Aqui está a teoria por trás da teoria do autofoco: ficamos bons em habilidades praticando-as até que se tornem automáticas e não tenhamos mais que passar por elas. No entanto, na teoria do autofoco, quando nos tornamos muito autoconscientes, interrompemos esses processos automáticos e nos tornamos como um novato novamente (guiando-nos conscientemente em cada etapa, em vez de permitir que nossas habilidades praticadas aconteçam por conta própria)

Em certo sentido, essas duas teorias são opostos. As pessoas sufocam sob pressão porque estão também focado no que eles estão fazendo, ou não focado o suficiente?



Veja como os pesquisadores testaram essa teoria:

  • Campo de golfe é uma tarefa complexa, mesmo para jogadores de golfe experientes.
  • Os melhores tacos tornam-se os melhores através de prática. Isso significa colocar uma e outra vez, dia após dia, até que eles adquiram conhecimento sobre muitos tipos diferentes de grama, contornos do terreno, velocidades do vento, etc.
  • A questão é: Os jogadores de golfe experientes e experientes memorizam conscientemente cada vez que jogaram, e então, quando aparecerem em um novo green, eles se lembrarão: “Ei, uma vez eu coloquei um buraco semelhante a este, faça o que eu fiz então ”?
  • OU, os putters “codificam” essas informações em seus processos automáticos / inconscientes e esquecem os detalhes? Nesse caso, podemos esperar que os jogadores de golfe tenham um tipo seletivo de “amnésia” sobre os detalhes de qualquer buraco específico - porque eles não precisam dessa informação. Eles simplesmente “digerem” todas as informações sobre vários furos e jogam fora o resto das informações.
  • Se o último for verdade, poderíamos testar essa teoria por ver se os jogadores de golfe experientes esquecem mais facilmente os detalhes sobre determinados buracos, mas são melhores no geral.

EXPERIMENTO 1

Os pesquisadores conseguiram três grupos de pessoas para este experimento:

  • Intercolegial da Michigan State University membros da equipe de golfe
  • Intercolegial atletas sem experiência de golfe
  • Psicologia graduandos sem experiência de golfe

Todos os participantes foram informados de que o objetivo do estudo é testar a capacidade de jogar golfe.



Em seguida, os participantes foram convidados a colocar um determinado buraco que foi especificamente preparado para esta atividade.

  • Primeiro, cada participante deu 20 tacadas em direção ao buraco. A precisão foi medida pelo quão perto eles chegaram do buraco. Em seguida, eles preencheram um questionário pedindo que descrevessem as etapas envolvidas em uma tacada de golfe típica.
  • Em segundo lugar, os participantes deram 30 tacadas novamente em direção ao buraco e preencheram o mesmo questionário.
  • Por último, os participantes foram levados a um local diferente e solicitados a lembrar especificidades sobre a disposição do buraco, qual procedimento eles tomaram e o green que acabaram de colocar.

RESULTADOS:

Como era de se esperar, os membros da equipe de golfe da MSU eram melhores em tacadas do que os participantes sem experiência no golfe (eles sempre se aproximavam do buraco).

Mas aqui está o interessante: os membros da equipe de golfe eram muito melhores em dizer o que era um procedimento de tacada de golfe 'ideal' (eles tinham conhecimento genérico sobre o que deveriam estar fazendo).

  • MAS quando eles foram convidados a se lembrar do particularidades do procedimento que acabaram de seguir, eles forneceram o mínimo de informações.



ISTO sugere que os jogadores de golfe experientes e melhores tiveram conhecimento formal sobre golfe, mas não se preocupou em se lembrar de detalhes de qualquer buraco em particular. Eles apenas aplicaram esse conhecimento de forma dinâmica, no momento.

Isso apóia a teoria de que o desempenho qualificado significa se comportar automaticamente com base na experiência, não se orientar autoconscientemente passo a passo.

EXPERIMENTO 2



Esta experiência foi igual à anterior, com algumas alterações. Os mais importantes para nossos objetivos são:

Em primeiro lugar, em vez de colocar do mesmo local, os participantes foram solicitados a fazer uma tacada em nove direções diferentes.



Em segundo lugar, logo antes de sua última tacada, os participantes foram solicitados a monitorar seu desempenho cuidadosamente para uma lembrança posterior.

RESULTADOS:

Os resultados importantes aqui são que o experimento geralmente foi igual ao anterior (os tacos experientes se saíram melhor do que os inexperientes), mas quando os participantes foram solicitados a monitorar cuidadosamente o que estavam fazendo, eles se saíram pior.

DISCUSSÃO ATÉ AGORA:

A autoconsciência parece ser o principal fator para asfixia. Mas algo pode ser feito sobre isso?

EXPERIMENTO 3

Desta vez, eles pegaram um grupo de estudantes de graduação sem experiência em golfe para dar um putt em direção a um buraco e mediram sua precisão.

Havia três tipos diferentes de PRÁTICA dados aleatoriamente aos participantes:

Grupo de tarefa única. Esses participantes foram simplesmente solicitados a dar tacadas um grande número de vezes em direção a um buraco em 9 direções diferentes.

Grupo de distração. Nesse grupo, os participantes fizeram a tacada em direção ao buraco, mas, ao fazê-lo, também receberam uma segunda tarefa (enquanto faziam a tacada, eles ouviram uma gravação em fita e, quando ouviram a palavra 'cognição', tiveram que repeti-la de volta para o experimentador).

Grupo de autoconsciência. Esses participantes foram informados de que estavam sendo filmados enquanto jogavam, para que pudessem ser avaliados por vários professores e treinadores de golfe da MSU.

Então, depois disso, os participantes de TODOS OS GRUPOS fizeram um teste de “baixa pressão” em que simplesmente se lançaram 18 vezes em direção ao buraco, mas não sabiam que estavam sendo avaliados.

ENTÃO os participantes tiveram um teste de “alta pressão”, onde foram informados que receberiam $ 5 se pudessem melhorar sua colocação. É aqui que se esperava que os participantes CHOKE.

RESULTADOS:

Geralmente, à medida que praticavam, todos os grupos melhoravam até a última tentativa.

Os experimentadores estavam principalmente interessados ​​no último ensaio de alta pressão, porque era quando eles esperavam que os participantes sufocassem.

Como o tipo de prática influenciou o engasgo?

Grupo de tarefa única. Participantes que praticavam sem distração e depois eram colocados na situação de alta pressão ASFRIADA (seu desempenho piorou).

Grupo de distração. Como o grupo de tarefa única, esses participantes engasgaram na situação de alta pressão.

Grupo de autoconsciência. Esses participantes realmente MELHORARAM na situação de alta pressão!

O que? Como isso funciona?

Os participantes que praticaram sob avaliação de alta pressão não engasgaram quando uma situação adicional de alta pressão surgiu.

Isso porque eles se acostumaram às pressões da avaliação.

DISCUSSÃO

POR QUE nós engasgamos quando estamos em uma situação de avaliação de alta pressão? Esta pesquisa sugere que é porque esquecemos as habilidades automáticas que desenvolvemos praticando e nos tornamos autoconscientes e autoconscientes. Em seguida, temos que voltar a nos orientar passo a passo pelas tarefas que já conhecemos.

COMO evitamos asfixia no futuro? A pesquisa sugere que precisamos nos USAR para avaliação de alta pressão. Se pudermos praticar enquanto somos avaliados, seremos até capazes de lidar com uma pressão adicional sobre nós quando realmente chegarmos a hora do aperto.

Você se pega sufocando quando:

  • Falar em público
  • Apresentações
  • Demonstrando habilidades musicais ou atléticas
  • Interagindo com outras pessoas socialmente
  • Em entrevistas de emprego
  • Etc.?

Então, talvez a solução seja praticar em ambientes de alta pressão. Isso significa que, em vez de praticar em um armário sozinho, tente praticar onde for desconfortável - na frente dos outros.

ANECDOTA HISTÓRICA

  • Demóstenes, um grego antigo nascido em 384 aC, cresceu com um problema de fala. Ele ficou órfão em uma idade jovem e quando ficou mais velho, ele passou por uma série de batalhas legais sobre a gestão da propriedade de seu pai. Isso exigia defender seu caso na frente de pessoas importantes e juízes. De acordo com o historiador Plutarco, quando Demóstenes tentou falar em público pela primeira vez, as pessoas o ridicularizaram pela maneira como ele falava (não apenas ele tinha um problema de fala, mas também tinha uma maneira de falar estranha e desconexa que atrapalhava seus argumentos) .
  • Portanto, para se tornar um melhor orador público, Demóstenes passou por um treinamento muito rigoroso destinado a simular situações de alta pressão. Ele tentava fazer discursos com pedrinhas na boca e enquanto subia ladeiras para simular fadiga. Também está registrado que ele faria discursos em direção ao oceano barulhento e furioso, para fortalecer sua voz.
  • Com o tempo, Demóstenes se tornou um grande estadista e orador grego, e até ganhava a vida escrevendo discursos para outros homens proeminentes. Parece que Demóstenes sabia algo em 384 AC que foi demonstrado pela ciência em 2001 DC!

Referência

Beilock, S. L., & Carr, T. H. (2001). Sobre a fragilidade do desempenho habilidoso: o que governa a asfixia sob pressão? Journal of Experimental Psychology: General, 130 (4), 701-725. Ligação: http://hpl.uchicago.edu/sites/hpl.uchicago.edu/files/uploads/JEPG2001.pdf