Mochilas, alças de ombro e pastas na postura | Efeito de vários tipos de bolsas na postura

P: Tenho algumas opções para carregar meu laptop e documentos para a escola e o trabalho. Qual é o melhor para o meu postura e saúde geral?



R: Uma maneira de determinar o efeito de uma carga no corpo humano é medir até que ponto a carga tira uma pessoa de seu centro de gravidade. Quando isso é feito para testar mochilas, alças e pastas, aprendemos algumas lições importantes.



INTRODUÇÃO

Alguns pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago publicou um artigo em 2008 resumindo alguns experimentos que eles fizeram para examinar o efeito de uma série de tipos de bolsas em balanço postural.



O que é oscilação postural?

  • Quando uma pessoa tenta ficar parada, o corpo não para. Tem que fazer pequenas correções constantes no equilíbrio de uma pessoa, a fim de manter uma postura imóvel.
  • Às vezes, o corpo não é tão bom nisso. Por exemplo, quando alguém está bêbado, diminui sua capacidade de ficar parado porque o sistema nervoso está deprimido e não reage tão rapidamente. É por isso que ficar parado é uma forma de teste de campo para uma pessoa bêbada.
    • Quando alguém tem um concussão, isso também pode ser detectado examinando-se a capacidade de ficar parado.
  • Os cientistas podem realmente medir o balanço postural tendo uma pessoa ficar em uma placa de pressão que mede seu centro de pressão. Como seu corpo faz milhares de pequenas autocorreções, essas pequenas mudanças em seu COP podem ser medidas pela placa de pressão.

Neste experimento, os pesquisadores usaram esse método para medir como o corpo se ajusta a várias cargas de transporte.

  • A ideia é que certas bolsas ou cargas vão puxar o corpo para fora de seu COP em maior grau.
  • Quando isso acontece, o corpo precisa flexionar e esticar seus músculos para manter um equilíbrio consistente. Quanto mais pesada ou pior a carga, mais o corpo precisa se esforçar para manter o equilíbrio.
  • Se a carga for muito pesada ou colocada de forma incorreta, com o tempo, isso resultará em má postura, tensão muscular, dor crônica e talvez lesões.

EXPERIMENTAR

Este experimento foi muito longo e complexo, então apenas 10 indivíduos puderam ser recrutados para ele.

  • Os sujeitos deveriam estar livres de quaisquer problemas musculoesqueléticos ou de equilíbrio para participarem do estudo.



Cada assunto era dada uma série de cargas para transportar com a mão dominante e então foram solicitados a permanecer na plataforma de pressão sem sapatos.

As cargas foram:

  • Mochila
  • Bolsa de alça única em um ombro (não no peito, mas para baixo em um ombro)
  • Bolsa
  • Pasta
  • Sem bolsa
    • Além disso, cada saco foi preenchido com dois níveis de peso:
  • 10% do peso corporal de um sujeito
  • 20% do peso corporal de um sujeito
    • Finalmente, os sujeitos foram instruídos a ficar em pé com os pés juntos ou a uma distância natural entre eles.

Assim, cada sujeito ficou na placa de pressão MUITAS vezes para passar por todos os diferentes tipos de bolsas, pesos e posições.



Uma vez na placa de pressão, os sujeitos foram solicitados a fique o mais imóvel possível por 45 segundos enquanto olha para frente.

Pequenos intervalos foram dados entre as cargas para que os sujeitos não ficassem muito tensos ou cansados.

ANÁLISE E RESULTADOS



O balanço postural do sujeito foi medido para cada bolsa, peso e postura.

Efeito do peso da carga:

  • Sem surpresa, quanto mais pesada era a carga, mais o peso do corpo era deslocado.
  • Isso foi especialmente verdadeiro para a pasta. Carregar uma maleta pesada (20% do peso corporal) teve o efeito mais forte no deslocamento do centro de pressão.
  • Isso significa se você tem uma carga extremamente pesada, uma pasta não é a melhor escolha.
  • Para mochilas e bolsas de alça única, uma carga mais pesada aumentou o deslocamento do peso corporal, mas não no mesmo grau.



Efeito do tipo de bolsa:

  • Para pesos mais leves, não havia uma grande diferença entre uma mochila e uma bolsa de alça única. Ambas as bolsas mantêm o peso bem próximo ao corpo, para não puxar o corpo muito para fora de seu equilíbrio.
    • A pasta era pior do que as outras duas em termos de oscilação postural, mas no nível de 10% do peso corporal não era uma grande diferença.
    • Para cargas mais pesadas (como mencionado acima), a pasta tinha uma atração extremamente forte e negativa sobre o corpo.

Efeito da postura:

    • Manter os pés juntos era ruim para a postura e o deslocamento.
    • Ao carregar uma bolsa, é melhor manter os pés a uma distância natural.

CONCLUSÃO

    • Nem todos concordam com o número exato, mas os pesquisadores sugeriram que as pessoas devem manter apenas cerca de 10% do peso corporal em suas sacolas, não importa qual seja.
  • Quando o peso é leve (10% do peso corporal), a mochila e a alça de ombro são as melhores, mas a pasta não fica muito atrás.
    • É quando o peso aumenta (20% do peso corporal) que começamos a ver os piores efeitos. Quando a carga é pesada, a pasta tem um efeito extremamente negativo na postura.
    • O que aprendemos com isso? DICAS:
  • Tente manter o peso de sua bolsa em torno de 10% do seu peso corporal ou menos (por exemplo, um homem de 180 libras deve ter uma bolsa de 18 libras ou menos).
  • Se você fizer isso, não importa tanto se você tem uma mochila, bolsa com alça de ombro ou pasta (embora a mochila e a alça de ombro sejam melhores).
  • Com pesos maiores (20% do peso corporal), uma pasta é muito ruim para sua postura. Isso pode resultar em tensão muscular, lesões e dor crônica.

Referência

Zultowski, I., & Aruin, A. (2008). Carregar cargas e oscilação postural em pé: O efeito da colocação e magnitude da carga. Trabalho, 30 (4), 359-368. Ligação: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18725699