Você está ansioso ou apenas excitado? Vencer a ansiedade com excitação

P: Estou entrando em uma situação que me deixa muito ansioso. Posso apenas “me acalmar” para fazer melhor? O que eu posso fazer?



R: Você provavelmente não será capaz de 'apenas se acalmar' dizendo a si mesmo para se acalmar. Em vez disso, por que não mudar a forma como você pensa sobre sua ansiedade? Um estudo mostra que simplesmente dizendo a si mesmo que você está animado, você pode mude sua energia ansiosa em uma força positiva para o bem.

INTRODUÇÃO



Muitas pessoas experimentam ansiedade pré-desempenho e, às vezes, essa ansiedade interfere no desempenho.



Uma estratégia para lidar com a ansiedade é tentar se livrar dela.

  • Talvez você deva apenas 'tentar se acalmar'.
  • Talvez você deva tentar “lutar” contra a ansiedade.
  • Mas essas estratégias realmente funcionam?

Aqui vai uma dica - você já disse a uma pessoa ansiosa para apenas 'se acalmar?' Funcionou? Provavelmente não. Se tivéssemos um interruptor para desligar nossas emoções, o usaríamos o tempo todo.

Um pesquisador da Harvard Business School teve uma ideia diferente. Talvez, em vez de tentar nos livrar da ansiedade pré-desempenho, pudéssemos pensar sobre isso de uma maneira diferente.



Talvez a chave seja mudar nossa relação com nossa ansiedade.

Parece impossível? Ou parece um truque? Continue lendo.

Os resultados deste conjunto de experimentos foram publicados no Journal of Experimental Psychology: General em 2014.



TEORIA

Existem dois princípios psicológicos gerais que precisam ser compreendidos antes de chegarmos a este estudo.



Primeiro, devemos tentar nos livrar da ansiedade?

Esta pode não ser a melhor solução.



Afinal, temos a emoção da ansiedade por uma razão: isso nos ajuda.

A ansiedade faz com que as pessoas se preparem mais antes de um evento acontecer.

Os únicos problemas são muita ansiedade ou muito pouca ansiedade.

Em segundo lugar, o que é reavaliação?

Pesquisas anteriores sugerem que a melhor maneira de lidar com muitas emoções é a reavaliação.

O que é reavaliação?

É pensar em uma determinada emoção de uma maneira diferente, em vez de tentar suprimi-la ou eliminá-la.

Por exemplo, tentar pensar na ansiedade como uma espécie de calma concentrada.

A ansiedade pode ser reavaliada de outras maneiras? Que tal como excitação?

A ansiedade, de certa forma, 'nos estimula'. Isso nos deixa motivados e com energia.

Portanto, a ansiedade é muito parecida com a excitação.

E se enfrentássemos a ansiedade pensando nela como um tipo de excitação?

EXPERIMENTOS

Em vez de fornecer um relato detalhado de todos os experimentos, alguns princípios gerais serão descritos.

Experiência introdutória:

  • Primeiro, o pesquisador queria apenas ver o que as pessoas acreditavam sobre a ansiedade.
  • Ela recrutou 300 participantes em uma pesquisa online para simplesmente responder a algumas perguntas sobre um cenário hipotético. Este é o cenário:
    • “Imagine que você trabalha em uma grande organização com cerca de quinhentos funcionários. Amanhã, você / seu colega de trabalho fará um discurso de 30 minutos para toda a empresa. Isso faz você / seu colega de trabalho se sentirem extremamente ansiosos. ”
    • Alguns dos participantes da pesquisa responderam por si próprios, alguns responderam por um colega de trabalho.

Eles responderam se o melhor conselho é:

    • Tente relaxar e se acalmar.
    • Cancele o discurso ou encontre outra pessoa para fazê-lo.
    • Tente ficar animado em vez de ansioso.

RESULTADOS:

A grande maioria (84,9 a 90,9%) disse que o melhor conselho é 'tente relaxar e se acalmar'.

Uma minoria menor (de 8% a 21%) disse tentar ficar animado em vez de ansioso.

Uma minoria muito pequena (menos de 2%) disse para cancelar.

Basicamente, a maioria das pessoas pensa que apenas tentando se acalmar é o melhor conselho.

No entanto, essa pode não ser a melhor maneira, afinal.

Experiências principais:

O pesquisador neste experimento testou essa estratégia de três maneiras diferentes: canto karaokê, falar em público e desempenho matemático.

Todas as três situações são descritas como provocadoras de ansiedade por muitas pessoas.

A ansiedade de cada situação era aumentada por recompensas por se sair bem, mas o dinheiro era levado por mau desempenho.

Não vou dar os detalhes de cada experimento, uma vez que são todos semelhantes.

Em todos os experimentos, os participantes foram convidados a realizar uma determinada tarefa (cantar, falar ou matemática).

Os participantes foram instruídos a ler uma passagem ou dizer certas coisas para si mesmos:

  • 'Estou animado'
  • 'Estou ansioso'
  • 'Eu estou calmo'
  • Ou nada.

Em outras palavras, os participantes foram solicitados a dizer a si mesmos que estavam ansiosos, não estavam ansiosos (estou calmo), ou pensando em sua ansiedade como excitação, OU não fazer nada.

Os participantes foram julgados por seu desempenho nas tarefas de canto e fala.

Cantar e falar eram tarefas de desempenho público.

Observadores independentes classificaram o desempenho nessas tarefas.

A tarefa de matemática era um teste que não era feito em público, então era simplesmente pontuado.

RESULTADOS

No canto, na fala e na matemática, aqueles que disseram a si mesmos que estavam “animados” em vez de “calmos” ou “ansiosos” tiveram um desempenho melhor.

Eles também experimentaram mais confiança em suas próprias habilidades.

Quando as pessoas tentavam ficar calmas, não funcionou.

Quando a frequência cardíaca e a sensação subjetiva de ansiedade eram medidas, as pessoas não conseguiam simplesmente desligar essas coisas. As pessoas não podem 'apenas se acalmar' dizendo a si mesmas para fazer isso.

Os oradores públicos que reavaliaram sua ansiedade como empolgação também foram avaliados como mais persuasivos em seus argumentos.

CONCLUSÃO

Como é que isso funciona?

Os pesquisadores sugeriram que excitação significa oportunidades de experimentar coisas novas, crescer e ter sucesso.

Ansiedade é o medo de algo ameaçador. Isso significa que uma experiência ruim está chegando.

Então, se você está prestes a experimentar algo que provoca ansiedade, aqui está uma maneira extremamente simples de melhorar seu desempenho. Diga a si mesmo para tentar e ficar animado, OU que você já está animado.

É isso aí. É grátis, é simples, não requer álcool ou drogas e muda sua visão.

Isso funciona quer a tarefa seja pública, ou mesmo em situações particulares, que provocam ansiedade.

Referência

Brooks, A. W. (2014). Fique animado: reavaliando a ansiedade pré-desempenho como empolgação. Journal of Experimental Psychology: General, 143 (3), 1144-1158. Ligação: http://www.apa.org/pubs/journals/releases/xge-a0035325.pdf