nossogrupo.com.pt

tudo ao pé, tudo à mão!

Para sua comodidade agora também pode registar-se ou fazer o login através da sua rede social!

Autor Tópico: OnePass4All. Uma password longa e complexa para cada site!  (Lida 1414 vezes)

Offline xerife

OnePass4All. Uma password longa e complexa para cada site!
« em: 23 de Outubro de 2015, 22:29:59 »
  • Publicar
  • Olá, Amigos!

Este tópico é especialmente dedicado ao OnePass4All
    Página de Suporte e download: http://nossogrupo.com.pt/onepass4all.htm | OnePass4All@nossogrupo.com.pt

Tenho andado farto do KeePass e do LastPass. E desconfiado também! Confesso que não me agrada a sincronização de dados pessoais em servidores privados e não gosto de colocar (e não o faço!) logins de sites sensíveis como o meu Banco Online, o meu MBnet, o meu Paypal, etc, na nuvem.

Assusta-me a ideia de que eles possam ser consultados, roubados ou perdidos durante a sincronização entre dispositivos e que eles estejam tão seguros nesses sites de referência como se os pregasse no 'Este Espaço é Seu!' do Pingo Doce ou nos Classificados do Correio da Manhã.

Não faltam notícias de dados sacados de servidores impossíveis de assaltar, com encriptação de chaves 100% fiáveis.

Não me dá jeito nenhum andar com um bloco de notas atrás, para ter sempre as minhas passwords à mão, quando preciso delas. E mesmo que desse jeito, seria um martírio escrever passwords com números, letras minúsculas, letras maiúsculas e caracteres especiais. Imagine ter que escrever, em todos os sites onde está registado, Passwords longas e complexas, com 100 caracteres de comprimento!

Então, qual é a solução?

Na última semana tenho andado a escrever um pequeno programa em Visual Basic que funciona assim:

- A aplicação funciona apenas no PC. Não envia dados para lado nenhum: nem pela Internet, nem para nenhum servidor, nem para nenhum email, nem guarda nada em nenhum ficheiro, em lado nenhum. Nem sequer no seu computador!

- Você escolhe uma Chave Mestra. Deve memorizá-la. Pode ser uma palavra, um texto, o que quiser. Pode usar os caracteres que quiser, incluindo espaços e/ou caracteres especiais, como por exemplo estes: !"#$%&/()=?*_:;.

A Chave Mestra poderia ser, por exemplo esta: O nome da minha avó é Anabela! (Esta password é apenas um exemplo! Não a use!)

Deve usar sempre A SUA Chave Mestra quando pretender registar-se ou obter a sua password em qualquer site.

- Tem de escrever duas vezes a sua Chave Mestra que fica automaticamente protegida por asteriscos (*). Pode remover a proteção dos asteriscos (*) mas não é aconselhável por questões de segurança. Veja isto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Keylogger

- Tem de escrever o domínio onde pretende registar-se ou fazer login. O domínio é o nome do site sem o http:// e sem o www. Deve ser sempre o nome base do domínio e não conter outros caminhos ou pastas. Por exemplo: abola.pt, google.pt, nossogrupo.com.pt, amazon.com

- Click no botão [Sugerir Password para este domínio]. A password é copiada para a área de transferência. Cole onde precisar.

Uma das vantagens da utilização deste programa é que não é necessário lembrar-se de todas as suas passwords (apenas da Chave Mestra!) nem precisa de guardá-las em lado nenhum. Basta ter o OnePass4All instalado no PC que estiver a utilizar (ou numa pen) e gerar as suas passwords sempre que precisar delas. Se estiver fora de casa, num PC que não o seu, faça o download do OnePass4All no nosso site e instale-o. A aplicação é muito leve e segura.

O OnePass4All não precisa do seu email nem o seu nome de utilizador para calcular as suas passwords e permite-lhe, com apenas um click, ir para o site onde pretende registar-se ou fazer o login.

Outra das vantagens é que pode utilizar passwords muito mais longas e muito mais complexas do que aquelas que provavelmente tem estado a utilizar. Pode usar chaves até 100 caracteres, incluindo números, minúsculas, maiúsculas e caracteres especiais! Sem ter que memorizar nem guardar absolutamente nada, em lado nenhum!

A aplicação permite-lhe abrir documentos no ProtectedText com apenas um click para abrir o seu bloco de notas na nuvem se precisar de recordar pequenos pormenores como:

- no site abola.pt registei-me como boladeouro
    - o site abola.pt não permite alguns caracteres especiais e a password apenas pode ter 20 caracteres de comprimento.

Apenas lembretes assim, que não comprometem dramaticamente a segurança das suas senhas!

Offline xerife

Re: OnePass4All. Uma password longa e complexa para cada site!
    « Responder #1 em: 30 de Outubro de 2015, 22:27:35 »
  • Publicar
  • Como construir passwords fortes e complexas?

(este post está em construção. Será atualizado oportunamente...)

Se precisar de dicas úteis, técnicas simples e fáceis de memorizar e coisas assim... fale comigo.

Offline xerife

« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2015, 22:53:37 »
  • Publicar
  • Soluções para Smartphones e Tablets

O OnePass4All é uma aplicação em Vb6 para Windows. Se você costuma usar o seu Smartphone ou Tablet para aceder à Internet e, em especial, a sites onde precisa de fazer login, talvez a melhor solução passe por criar uma password com o OnePass4All e gravá-la nos contactos do seu Smartphone como um contacto, um lembrete ou uma nota, por exemplo.

Eu pessoalmente (e muitas pessoas com quem tenho falado) costumo fazer apenas login na app do Facebook e pouco mais. Muitas pessoas visitam o jornal abola.pt, o meusresultados.com e outros sites mas num contexto de leitura, de visitante, sem ser necessário fazer o login.

Talvez a maioria de nós use apenas 2 ou 3 sites no telemóvel onde necessita mesmo de entrar com senha e se assim é, o problema fica facilmente resolvido gravando a password nos contactos ou numa anotação.

Desta forma, quando estamos num PC, conseguimos criar (ou obter) facilmente as nossas passwords. Quando estamos no telemóvel ou tablet, basta recorrer ao contacto ou anotação onde guardamos a senha desse domínio.

Convém lembrar que é uma boa ideia, por todos os motivos e mais alguns, colocar um bloqueio automático no seu telemóvel e uma password de acesso para poder utilizá-lo.

Preferia ter uma App no seu telemóvel?

Ok. Existem aplicações para o seu telemóvel que funcionam de forma idêntica ao OnePass4All embora não sejam compatíveis com a nossa aplicação. Isto quer dizer que se cria uma password para um site com a nossa aplicação, quando obter a password no seu telemóvel não vai conseguir fazer o login e vice-versa. Aplicações diferentes criam passwords diferentes. Ou seja, na nossa opinião, ou opta por usar o OnePass4All ou outra aplicação da store.

Se é isso que procura, temos aqui uma app que experimentámos e que nos pareceu boa:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=info.staticfree.SuperGenPass

Offline xerife

« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2015, 22:30:55 »
  • Publicar
  • Depois de alguns pequenos acertos e melhoramentos, chegámos à versão 1.11 que acabei de subir agora mesmo. Grande parte das melhorias deve-se a melhorias ao nível da estética pois ao testar a aplicações noutros computadores vi que a imagem não ficava dentro das dimensões do écran e alguns botões eram de difícil acesso.

Outras das melhorias que realizei foi ao nível do navegador. Tenho estado a incluir mais domínios à biblioteca da aplicação e, hoje, a versão 1.11 já tem 1078 sites que pode abrir de uma forma muito simples e rápida.

Até hoje o OnePass4All localizava na listagem de domínios o site mais parecido com o que íamos escrevendo na caixa de texto. A localização era feita por comparação alfabética da palavra exacta à medida que escrevíamos. Agora procura a sequência em todo o comprimento do domínio e em toda a altura da listagem!

Por exemplo: se escrevêssemos Wam não encontraríamos nenhum domínio porque nenhum domínio da biblioteca começa por esta sequência. Agora, a aplicação permite-nos procurar esta sequência dentro de cada domínio que temos na biblioteca! Excelente!!

Com esta modificação, agora podemos ver quantos domínios .pt e .com temos na biblioteca, por exemplo. Também é, agora, fácil encontrar todos os domínios que contêm a palavra braga (ou outra) no seu interior.

Iincluí a possibilidade de cada utilizador pode colocar localmente os seus favoritos, além dos domínios embutidos na biblioteca do OnePass4All. Se você usa a aplicação fora de casa, longe do seu PC, pode enviar-nos os seus favoritos para os adicionarmos aos domínios existentes. Assim, terá os seus favoritos sempre à mão, onde quer que esteja.

Os nomes de domínio são insensíveis às maiúsculas e à minúsculas. Se você escrever no seu Browser nOssoGrupo.com.pt será direcionado para o site nossogrupo.com.pt. A aplicação não tinha isso em conta quando procurava um domínio ou parte dele. Agora já o faz.

Gostaria de lembrar que este programa é essencialmente feito para meu uso pessoal. Todas as alterações que tenho estado a realizar têm em conta as necessidades que vou dando conta enquanto o vou utilizando. Ao mesmo tempo, sinto que estou a fazer um bom trabalho em disponibilizá-lo para todos os que tenham interesse nele. O número de sites já incluídos (1078) não são necessidades minhas mas acredito que quantos mais domínios a aplicação tiver, mais valiosa ela se tornará.

Comentários no Facebook

Nova página 1
    a-b-c-d-e-f-g-h-i-j-k-l-m-n-o-p-q-r-s-t-u-v-w-x-y-z-0-9
    Tudo ao pé, tudo à mão! Click na letra correspondente para ver todos os sites ou temas começados por essa letra!

Google Sites

Comunidades Sites Úteis Desporto Notícias
    Google Facebook Tudo ao pé, tudo à mão! A Bola Correio da Manhã
    Gmail Twitter O Tempo Zerozero Notícias ao Minuto
    Google Mapas Instagram Portal das Finanças Sapo Desporto Google News
    Google Agenda Google+ Jogos Santa Casa Resultados ao Vivo
    Google fotos Linkedin EDP Online
    Google Tradutor Tumblr ImageShack
    Google Drive Pinterest Postimage.org
    Youtube MBnet
    WeSpeke Paypal
        ProtectedText   /xerife  [?]