nossogrupo.com.pt

tudo ao pé, tudo à mão!

Para sua comodidade agora também pode registar-se ou fazer o login através da sua rede social!

Autor Tópico: Precisa de fazer pagamentos online? Cuidado!  (Lida 6234 vezes)

Offline xerife

Precisa de fazer pagamentos online? Cuidado!
« em: 08 de Março de 2011, 17:56:02 »
  • Publicar
  • Conselho número 1: NUNCA pague com cartão físico, nem de débito, nem de crédito!

Mesmo que o seu cartão tenha um seguro contra fraudes cometidas em compras na Internet, o meu conselho é que tome sempre o máximo de cuidado em relação a isto. Provavelmente vai ter chatices, provavelmente não lhe será devolvido o dinheiro todo, provavelmente vão ser debitados juros de mora e outras comissões indirectamente relacionadas e não vai receber este dinheiro, provavelmente até vai receber tudo mas vai ter que se chatear com alguém e esperar muito tempo até ver a situação regularizada.

Então, como fazer?
    Eu faço muitas compras na Internet mas não uso os dados dos meus cartões físicos. Os cartões físicos a que me refiro, são aqueles cartões de débito e de crédito que nós temos e que são físicos, que existem, que são palpáveis. Nunca use os dados destes cartões!

Olhe aqui um exemplo:
    Você vai a um site e vê uma coisa que quer comprar. Custa 52 USD$ (dólares americanos). Não sabe bem quanto custa em EUR. Ok, guarde essa página nos marcadores do firefox ou nos seus favoritos, para voltar facilmente a ela mais tarde...

1. Vá a um MTB (Caixa Multibanco) ou ao seu Netbanco e associe o MBnet ao seu cartão de débito ou de crédito. Você vai ganhar um nome de utilizador e uma password...
    2. Vá ao site http://www.mbnet.pt. Faço o login com esse nome de utilizador e password que lhe foi dada.
    3. Faça 'Efectuar pagamento' ou algo do género. (não me lembro e pode mudar)
    4. Você vai criar agora um cartão virtual com o valor que você quiser...
    5. São 52 USD$, não é? Ok, indique 52€ como valor máximo associado a esse cartão virtual que vai criar. Tenha atenção a eventuais portes ou comissões! O valor que você indicar é o valor máximo que você vai poder utilizar com esse cartão.
    6. Vai aparecer uma janelinha com os dados do seu cartão virtual. Use estes dados para fazer a sua compra!

Muito importante!
    Este pagamento é seguro porque:
    1. Estes dados são de um cartão virtual e só podem ser usados uma vez. Se alguém lhe 'apanhar' estes dados, não vai conseguir fazer nada com eles!
    2. Se a compra não for bem finalizada (a página estava lenta e a operação terminou com um erro, a Internet foi abaixo, etc) os dados poderão, também ter sido inutilizados. Tente usá-los outra vez mas o mais provável é ter de criar novo cartão virtual.
    3. Se puder usar o KeyScramble ou uma aplicação do género para enganar eventuais vírus, malware, spyware e outra bicharada escondida no seu PC, use sempre! (eu uso)
    4. Se puder usar o teclado virtual em operações bancárias, pagamentos online, use sempre! (eu uso)
    5. Após fazer a compra, vá ao MTB (Caixa Multibanco) ou Netbanco e desassocie os seus cartões físicos do sistema MBnet. Quando precisar, associe novamente. Se houver devolução de dinheiro, o dinheiro virá sem problemas para a sua conta mesmo depois de ter desassociado o seu cartão do MBnet. (já aconteceu comigo várias vezes).

Offline xerife

Re:Precisa de fazer pagamentos online? Cuidado!
    « Responder #1 em: 08 de Março de 2011, 18:09:44 »
  • Publicar
  • Por vezes, por várias razões, pode haver necessidade de utilizar o Paypal para fazer pagamentos ou receber dinheiro. Eu abri uma conta paypal e, quando me convém, recebo ou pago pelo paypal.

A conta paypal é associada a uma conta bancária sua. Você pode creditar com dinheiro a conta paypal de várias formas: Uma delas é com cartão de crédito. Use o sempre o sistema MBnet que lhe expliquei atrás em vez dos dados dos seus cartões físicos. Dos cartões físicos NUNCA!

Depois de ter dinheiro na sua conta paypal, você pode pagar por este sistema a outras pessoas ou empresas com uma conta paypal sem dificuldade nenhuma.

Muito importante!
    Verifique frequentemente as tarifas de carregamento, transferência de dinheiro para outras contas paypal, pagamentos via paypal e recebimento de dinheiro do paypal para a sua conta bancária. Em alguns casos as operações são gratuitas, noutros casos tem de pagar

Sempre que lhe for possível, veja se não é mais compensador e prático pagar simplesmente via MBnet. Provavelmente será...

Offline Narsas

Re:Precisa de fazer pagamentos online? Cuidado!
    « Responder #2 em: 08 de Março de 2011, 19:27:40 »
  • Publicar
  • De grande actualidade este assunto Xerife!!!
    Sempre que lhe for possível, veja se não é mais compensador e prático pagar simplesmente via MBnet. Provavelmente será...
    Quanto ao MBnet será o mais fácil e é igualmente um cartão virtual, temporário de única utilização.
    Há ainda outro pormenor interessante que é o facto de poder defenir um limite de 100€ e, se a transação for de 25€ é apenas esse o valor que lhe será debitado na conta corrente associada, na certeza de que o cartão, por ser de utilização única, é anulado de seguida, o que previne qualquer utilização abusiva.

Comentários no Facebook

Nova página 1
    a-b-c-d-e-f-g-h-i-j-k-l-m-n-o-p-q-r-s-t-u-v-w-x-y-z-0-9
    Tudo ao pé, tudo à mão! Click na letra correspondente para ver todos os sites ou temas começados por essa letra!

Google Sites

Comunidades Sites Úteis Desporto Notícias
    Google Facebook Tudo ao pé, tudo à mão! A Bola Correio da Manhã
    Gmail Twitter O Tempo Zerozero Notícias ao Minuto
    Google Mapas Instagram Portal das Finanças Sapo Desporto Google News
    Google Agenda Google+ Jogos Santa Casa Resultados ao Vivo
    Google fotos Linkedin EDP Online
    Google Tradutor Tumblr ImageShack
    Google Drive Pinterest Postimage.org
    Youtube MBnet
    WeSpeke Paypal
        ProtectedText   /xerife  [?]